Carro atolado faz brasileiro perder 24 posições no Rally Argentina
pós largar em 12º lugar, dupla Oliveira/Barrios perdeu 14 minutos ao ficar presa no barro e terminou o sábado em 36º. Expectativa é de ritmo muito forte para o domingo (21), último dia da prova
Apesar de ter entrado na pista com uma boa dose de precaução, por causa das más condições do piso, o piloto baiano Daniel Oliveira, da equipe GDK/Stohl Racing, não conseguiu evitar uma das armadilhas ao longo do percurso de 240,4 km do 30º Rally Argentina.
Ao ficar atolado em um trecho de lama, ainda na segunda das sete especiais programadas para este sábado (20), o brasileiro perdeu cerca de 14 minutos. Com isso, depois de largar na 12ª posição, Oliveira caiu para a 36º colocação na classificação geral da prova, após oito especiais percorridas.
Válido como a terceira etapa do Intercontinental Rally Challenge (IRC) - e como a segunda dos campeonatos sulamericano e argentino de rali de velocidade -, o 30º Rally Argentina está sendo disputado neste final de semana - 19, 20 e 21 de março -, na região de Cordoba (a 770 km de Buenos Aires) e reúne 47 carros.
Único brasileiro a disputar regularmente a temporada do IRC, Oliveira, que faz sua terceira prova na categoria, lamentou o episódio. "Vínhamos bem na competição. Mas na saída de uma curva logo da segunda especial o carro derrapou para cima da lama e ficamos presos. Tivemos que pedir para o pessoal que assistia a prova para nos dar um empurrãozinho e, dessa forma, perdemos 14 minutos, mas voltamos à pista", relatou o piloto de 24 anos, que nesta etapa volta a fazer dupla com o navegador espanhol Carlos Del Barrio, com quem dividiu o cockpit na abertura da temporada do IRC, em Monte Carlo.
Apesar do mau resultado neste primeiro dia de competição, Daniel Oliveira acredita que as coisas poderão ser completamente diferentes no domingo, último dia do 30º Rally Argentina. "Fica muito difícil fazer uma prova de recuperação para terminarmos entre os dez, como havíamos previsto. Mas acho que vai ser possível andar muito melhor no domingo e recuperar alguma coisa, porque conheço bem os trechos por onde vamos passar", afirmou o piloto de 24 anos, que em 2009 disputou toda a temporada do campeonato argentino de rali.
A largada para o 30º Rally Argentina aconteceu nesta sexta-feira (19), com a Super Especial disputada em um circuito de 1.600 m montado pelas ruas de Villa Carlos Paz, na qual os carros largaram dois a dois. Nesta primeira etapa, a dupla da equipe GDK/Stohl Racing terminou na oitava posição.
Ao final das oito primeiras especiais, os líderes da prova são os finlandeses Hänninen Juho/Markkula Mikko, com um Skoda Fabia, que disputam a categoria Super 2000 do IRC, a mesma de Oliveira/Barrios.
Neste domingo (21), os carros abrirão o último dia da prova com duas tradicionais especiais: La Cumbre/Agua de Oro e Ascochinga/La Cumbre. Em seguida, eles partem para as etapas cronometradas entre Valle Hermoso/Casa Grande e Cosquin/Villa Allende - trechos que serão repetidos à tarde.
O encerramento da prova ocorrerá em Villa Carlos Paz, com a segunda Super Especial, novamente com dois carros ao mesmo tempo, no mesmo circuito urbano de 1.600 m. A partir das 17 hs, acontecerá a cerimônia de premiação, com o pódio montado às margens do Lago San Roque.
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