DANIEL RUMBO AL DAKAR 2010
O Rally Dakar busca a participação de mais pilotos brasileiros em 2010.
Este objetivo ficou claro no evento “Dakar World Tour 2010”, que atraiu grande número de competidores, jornalistas, organizadores e patrocinadores na noite desta sexta (8) em São Paulo (SP). Esta foi a primeira vez que a reunião promovida pela organização do maior rali do planeta, a francesa ASO (Amaury Sport Organisation), teve realização em solo nacional. Além de estreitar os laços com o Brasil, o diretor esportivo do Dakar, David Castera, antecipou novidades da próxima edição, que permanece nas trilhas da Argentina e do Chile entre os dias 2 e 17 de janeiro. No início de 2009, quando o Rally Dakar migrou da África para a América do Sul, 18 brasileiros aceitaram o desafio de encarar a prova a bordo de 11 veículos (cinco motos, um quadriciclo, quatro carros e um caminhão).
O fato colocou o Brasil na 11ª colocação do ranking de países que possuem maior representatividade no rali. “O Brasil tem muitos pilotos com grande potencial, por isso esperamos contar no próximo ano com mais competidores daqui”, explicou Castera. A edição deste ano teve 500 veículos inscritos no total (217 motos, 25 quadris, 177 carros e 81 caminhões), com competidores de 49 nacionalidades. Além do diretor esportivo, os pilotos também acreditam no potencial nacional para grandes eventos do segmento off-road.
“O brasileiro é um povo muito guerreir o, até pelas dificuldades que enfrentamos no nosso dia-a-dia. Portanto, quando vamos para o Dakar fazemos o máximo para terminar o rali”, comentou André Azevedo, piloto de caminhão. “O Dakar é mais que uma prova. É um desafio humano, que fascina e mexe muito com os competidores”, completou Dimas Mattos, que possui 26 anos de experiência em provas com motocicleta. José Hélio, o melhor das Américas entre as motos no Dakar 2009 (12º lugar na geral), disse que não há nada mais importante que a prova.
“Trata-se do maior rali do mundo, o desafio máximo da modalidade que eu escolhi para a minha vida. E nós, pilotos, somos movidos a desafios.” As novidades para 2010 incluem mais dunas e areias no trajeto. Outro ponto importante é que as especiais podem ter rotas distintas para os diferentes tipos de veículos. “Pensamos em criar percursos exclusivos, já que as motos, por exemplo, podem passar em trilhas onde carros e caminhões não entram. Isso facilita também a segurança”, completou Castera. O evento “Dakar World Tour 2010” passa ainda pela China, Japão, Espanha e Holanda neste mês de maio.Sucesso em números – Os números de 2009 mostram o motivo pelo qual o Rally Dakar é considerado o principal evento off-road do mundo. O público foi estimado em três milhões na Argentina e 600 mil no Chile, sendo que as televisões de 189 países dedicaram mais de 1.100 horas em suas programações ao Dakar. No total, 248 jornalistas acompanharam a prova in loco.
O site oficial do evento (www.dakar.com) contabilizou 53 milhões de visualizações de páginas. Programação – Rally Dakar 2010De 15 de maio a 15 de julho de 2009 – Inscrições3 de junho – Apresentação do percurso (etapas e distâncias)Final de novembro de 2009 – Transporte marítimo dos veículos europeus para a Argentina 30 e 31 de dezembro de 2009 – Vistorias técnicas e secretaria de provaDe 1º a 17 de janeiro de 2010 – Realização do Rally Dakar 201017 de janeiro de 2010 – Premiação em Buenos Aires, ArgentinaO Rally Dakar é organizado e promovido pela ASO (Amaury Sport Organisation).
http://www.cabecadecuia.com/noticias/46537/rally-dakar-busca-participacao-de-mais-pilotos-brasileiros-em-2010.html
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